Ler é um hábito que traz muitos benefícios para a nossa vida e, curiosamente, também gera muitas dúvidas no consultório. Compilei e respondi as perguntas mais recebidas.
Como ler sem prejudicar a visão?
Ache uma posição que você se sinta confortável lendo, isto evita dores de cabeça e fadiga ocular, por exemplo. Além disso, lembre-se: se você usa óculos, mesmo que consiga fazer leituras sem eles, não os deixe de lado. Isto pode acabar forçando demais a sua visão, sem que você perceba.
Qual a melhor iluminação para ler?
É importante ter em mente que ler quando a luz é insuficiente não causa nenhuma doença ocular, isto é um mito! Quando lemos em ambiente assim, nos esforçamos mais e podemos sentir os olhos vermelhos, irritados e secos. Além de cansaço visual, coceira, visão embaçada e dor de cabeça.
Mas não existe uma regra para a iluminação perfeita na hora da leitura. No geral, sombras, baixa iluminação ou luz em excesso podem deixar a experiência mais desconfortável. O interessante é descobrir a intensidade ideal para o seu conforto ocular, o que é um aspecto muito pessoal.
Algumas dicas de iluminação
- Posicione a luminária escolhida em um local que não faça sombra no seu livro;
- Não coloque o foco de luz em frente ao seus olhos;
- Escolha um lugar que já tenha uma iluminação natural, em que a luminária seja um complemento.
Ler em movimento descola a retina?
Não, pode ficar tranquilo! Ler em movimento é um hábito que exige um esforço do nosso sistema neurológico, pois o cérebro precisa decodificar o ponto central e periférico da visão com o foco em movimento e isso pode "confundir o cérebro". Por isso, algumas pessoas podem sentir desconforto, tontura e até enjoo em ler em veículos em movimento, mas isso não vai afetar a retina.
コメント