top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

3 dúvidas sobre leitura e visão


Ler é um hábito que traz muitos benefícios para a nossa vida e, curiosamente, também gera muitas dúvidas no consultório. Compilei e respondi as perguntas mais recebidas.


Como ler sem prejudicar a visão?

Ache uma posição que você se sinta confortável lendo, isto evita dores de cabeça e fadiga ocular, por exemplo. Além disso, lembre-se: se você usa óculos, mesmo que consiga fazer leituras sem eles, não os deixe de lado. Isto pode acabar forçando demais a sua visão, sem que você perceba.


Qual a melhor iluminação para ler?

É importante ter em mente que ler quando a luz é insuficiente não causa nenhuma doença ocular, isto é um mito! Quando lemos em ambiente assim, nos esforçamos mais e podemos sentir os olhos vermelhos, irritados e secos. Além de cansaço visual, coceira, visão embaçada e dor de cabeça.


Mas não existe uma regra para a iluminação perfeita na hora da leitura. No geral, sombras, baixa iluminação ou luz em excesso podem deixar a experiência mais desconfortável. O interessante é descobrir a intensidade ideal para o seu conforto ocular, o que é um aspecto muito pessoal.



Algumas dicas de iluminação

- Posicione a luminária escolhida em um local que não faça sombra no seu livro;

- Não coloque o foco de luz em frente ao seus olhos;

- Escolha um lugar que já tenha uma iluminação natural, em que a luminária seja um complemento.


Ler em movimento descola a retina?

Não, pode ficar tranquilo! Ler em movimento é um hábito que exige um esforço do nosso sistema neurológico, pois o cérebro precisa decodificar o ponto central e periférico da visão com o foco em movimento e isso pode "confundir o cérebro". Por isso, algumas pessoas podem sentir desconforto, tontura e até enjoo em ler em veículos em movimento, mas isso não vai afetar a retina.


164 visualizações0 comentário
bottom of page