top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Netto

5 Motivos pelos Quais Exercícios Visuais Não Melhoram a Visão.



Entendendo a Diferença entre a Musculatura Autônoma e a Musculatura Esquelética


Muitas pessoas acreditam que a realização de exercícios visuais pode melhorar a acuidade visual, assim como os exercícios físicos fortalecem a musculatura esquelética. No entanto, essa ideia é equivocada, uma vez que a musculatura de foco dos olhos é autônoma e não responde aos exercícios como a musculatura esquelética. 


A musculatura do olho é autônoma


  1. A musculatura responsável pela acomodação visual (foco) é a do músculo ciliar, que é de natureza autônoma, ou seja, seu funcionamento é involuntário e independente da vontade consciente. Isso significa que, ao contrário da musculatura esquelética, a musculatura ocular não pode ser fortalecida ou aprimorada por meio de exercícios.


Falta de comprovação científica


  1. Não há evidências científicas que respaldem a eficácia dos exercícios visuais para melhorar a acuidade visual. Estudos realizados até o momento não demonstraram melhorias significativas na visão após a realização de tais exercícios, tornando-os ineficazes como método de tratamento para problemas de refração.


Erros refrativos são causados por deformidades estruturais


  1. Erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são causados por deformidades estruturais no olho, como o formato irregular da córnea ou o comprimento axial do globo ocular. Exercícios visuais não são capazes de corrigir essas deformidades e, portanto, não melhoram a visão.


Tratamentos comprovados para erros refrativos


  1. Existem tratamentos comprovados e eficazes para erros refrativos, como o uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa. Optar por exercícios visuais, que não apresentam comprovação científica, pode atrasar o início de um tratamento adequado e prejudicar a saúde ocular a longo prazo.


Exercícios visuais podem causar desconforto e fadiga ocular



  1. A tentativa de melhorar a visão através de exercícios visuais pode levar ao desconforto e fadiga ocular, uma vez que forçar o olho a realizar movimentos repetitivos e não naturais pode sobrecarregar a musculatura ocular. Isso pode gerar sintomas como dor, irritação e dificuldade de concentração.



Embora a ideia de melhorar a visão por meio de exercícios visuais possa parecer atraente, é importante entender que a musculatura ocular é autônoma e não responde aos exercícios como a musculatura esquelética. Os exercícios visuais não possuem comprovação científica e não são eficazes para tratar erros refrativos.


Consulte o seu medico regularmente para realizar exames e cuidar da sua saúde ocular com a ajuda de um especialista.

329 visualizações0 comentário
bottom of page