Buscar
  • Rodrigo Pazetto

A Transformação da Cirurgia Ocular

A transformação da Cirurgia Ocular, em 3 décadas, foi mais rápida que a mudança de mentalidade. A memória dos métodos cirúrgicos antigos ainda existe, e justifica os medos de se submeter a uma cirurgia nos olhos.

No entanto, quando entramos no "Novo Mundo Cirúrgico" da Oftalmologia, nos deparamos com muitas mudanças.

.

O que presenciamos nesses anos:

.

1. Evolução da Cirurgia de Catarata

A rotina da cirurgia de catarata passou por uma grande transformação dos ultimos anos. Hoje a cirurgia é segura, indolor e apresenta resultados previsiveis de melhora da visão. Entre detectar a catarata e agendar a cirurgia é um processo fácil e rápido.

.

2. Novos Métodos Anestésicos

A anestesia é local, podendo ser feita com uma pequena aplicação local e colírios. São cirurgias de pequeno porte anestésico, com minimo tempo de recuperação.

.

3. Centros Cirúrgicos Ambulatoriais (montados fora de hospitais)

Apesar da realização de cirurgias oculares em hospitais gerais ainda ser uma prática, esses procedimentos podem ser feitos em centros cirurgicos dedicados a oftamologia e sem necessitar ingresso em hospitais. A Gramado Clinica de Olhos opera em centro cirurgico proprio, oferecendo segurança, agilidade e qualidade em todas as suas cirurgias.

.

4. Cirurgia sem internação

A maioria das cirurgias, atualmente, pode ser feita com reserva de um turno, para conforto de pacientes e equipe médica. Na média, são poucas horas entre ingressar na clinica e estar pronto a retornar a sua casa.

.

5. Procedimentos combinados

Em algumas situações em que é necessário indicar mais de uma Cirurgia ocular, essas podem ser feitas em um tempo unico, de acordo com cada situação. Exemplo são: a combinação de cirurgia de catarata com tratamento anti-angiogênico ou cirurgia de catarata com tratamento cirurgico de retina.



.

6. Melhora do controle clinico de doenças crônicas

Tratamentos de doenças como Hipertensão Arterial, Arritmias Cardiacas, Diabetes, evoluiram, melhorando muito a possibilidade de se realizar cirurgias oculares com segurança e obtendo melhores resultados.

.

7. Evolução das lentes intra-oculares

As lentes implantadas dentro dos olhos, desde o final dos anos 80 e inicio dos 90 (quando começaram a ser disponibilizadas) passaram por uma revolução tecnologica. Apesar de ainda existirem lentes mais simples a disposição (e mais acessíveis), temos, atualmente, lentes de alta tecnologia, que podem até mesmo eliminar uso de óculos

.

8. Evolução da Biometria

Os métodos de cálculo de implantes oculares, como fórmulas e medidas, evoluiram muito. A precisão mudou sensivelmente e trouxe segurança na indicação dessas cirurgias.


.

9. Evolução dos Lasers

Lasers usados em Oftalmologia reduziram potencias necessárias para tratamento e aumentaram precisão e qualidade

.

10. Criação de "Pacotes Cirúrgicos"

A maioria das cirurgias já é ajustada dentro de um cálculo prévio que envolve: 1) Insumos e taxas de estrutura de Centro Cirurgico; 2) Honorários; 3) Custos de Anestesia; 4) Custos de Implantes ou materiais especiais; 5) Revisão Pós-operatória. A partir desse conceito, todos os procedimentos tem orçamento previo. Ajustes ou procedimentos complementares são sempre adequados a cada situação.

.

11. Cobertura convênios

Os convenios oferecem cobertura da maioria dos procedimentos oculares atualmente, o que os torna mais acessiveis.

.

12. Facilidade dos métodos de pagamento de procedimentos particulares

Quando o procedimento é realizado de forma particular, existe flexibilidade nos formatos de pagamento. Sempre estamos a disposição para possiveis ajustes.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo