Buscar
  • Rodrigo Pazetto

Ajustar os óculos com catarata?


Catarata avançada (ou catarata total)

Duvida comum. A visão reduz, você procura o médico oftalmologista para trocar de óculos e vem o diagnóstico: catarata. O que fazer? Em geral, os óculos vão perdendo a propriedade de corrigir a visão quando existe catarata. Quais são as condutas mais adequadas?

.

.

1. Tratamento cirúrgico da catarata.

Em um primeiro momento, pode haver medo ou ansiedade pela indicação cirúrgica. Mas é melhor caminho para resolução do problema. Catarata é a condição em que a lente natural dos olhos (o cristalino) apresenta-se turva. A cirurgia de catarata é uma verdadeira troca da lente natural (comprometida em transparência) por uma lente nova, transparente e com possíveis ajustes de grau.

.

2. Aguardar o aumento da intensidade da catarata

Quando o diagnóstico de catarata é feito, pode-se ainda ter um estágio inicial da doença, em que se pode aguardar até a decisão de operar. Muitos serviços de oftalmologia recomendam evitar a troca dos óculos nessa fase, porque pode não ocorrer satisfação com os ajustes de grau. Pode-se então, fazer exames periódicos até a indicação cirúrgica, sem trocar os óculos.

.

3. Óculos provisórios ou manter as lentes

Eventualmente, não há possibilidade de executar uma cirurgia pela existência de qualuqer compromisso ou impedimento de saúde, por exemplo. Caso haja perda, quebra ou dano de óculos, uma possibilidade é usar lentes iguais ou aproximadas aos óculos prévios em uso, mas somente até realizar o tratamento correto (cirúrgico) com o entendimento que a correção não acontecerá mais da forma adequada, ou seja, óculos não conseguem corrigir a visão de uma pessoa portadora de catarata.

.

Em situações assim, uma conversa e avaliação com o Médico Oftalmologista, em geral, serão importantes para a tomada da decisão mais correta.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo