top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Netto

Celebridades que escolheram a oftalmologia como profissão



Conheça um pouco da trajetoria profissional de algumas personalidades famosas que se dedicaram à medicina ocular e se tornaram oftalmologistas.


Rand Paul


Antes de seguir carreira política, o senador americano Rand Paul trabalhou como oftalmologista. Ele obteve sua graduação em medicina pela Duke University School of Medicine e completou sua residência em oftalmologia na mesma instituição. Paul atuou como oftalmologista por quase duas décadas antes de se tornar senador dos Estados Unidos pelo estado de Kentucky.


Charles Kelman


Charles Kelman foi um oftalmologista americano que revolucionou a cirurgia de catarata ao desenvolver a técnica de facoemulsificação. Além de sua carreira médica, Kelman era um talentoso músico e compositor, com várias músicas gravadas por artistas famosos. Ele chegou a se apresentar no famoso Carnegie Hall, em Nova York.


Joaquim Nabuco


Embora seja mais conhecido como diplomata e abolicionista brasileiro, Joaquim Nabuco também estudou medicina e chegou a cursar oftalmologia na Europa. Apesar de não ter se dedicado à profissão, sua trajetória na medicina demonstra sua dedicação ao aprendizado e à busca por conhecimento em diferentes áreas.


Robert C. Gallo


Antes de se tornar um dos principais virologistas do mundo, co-descobridor do HIV e pioneiro no desenvolvimento de testes para o vírus, Robert C. Gallo começou sua carreira médica na oftalmologia. Ele estudou medicina na Jefferson Medical College e, inicialmente, trabalhou como oftalmologista antes de mudar de rumo e seguir na área de pesquisa médica.


Dr. Janusz Korczak


O pediatra e escritor polonês Dr. Janusz Korczak, conhecido por seu trabalho humanitário com crianças órfãs durante a Segunda Guerra Mundial, começou sua carreira como oftalmologista. Ele estudou medicina na Universidade de Varsóvia e trabalhou em oftalmologia antes de se dedicar à pediatria e à educação infantil.



Essas personalidades famosas mostram como a oftalmologia é uma área atraente para aqueles que buscam fazer a diferença na vida das pessoas. Seja através da medicina, da política ou das artes, esses indivíduos encontraram uma maneira de se destacar e contribuir para o bem-estar da sociedade.

40 visualizações0 comentário
bottom of page