top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Ceratocone - A doença na córnea.



A ceratocone é uma doença não inflamatória e tem como característica principal a alteração na estrutura na córnea, aumentando sua curvatura de forma irregular, assumindo um formato de cone. Esta alteração pode causar astigmatismo ou miopia, o que leva a distorção das imagens, mas apesar do ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva a cegueira.


Ainda não há exatidão no que causa essa irregularidade, mas há alguns fatores que contribuem, como: a diminuição no aporte de colágeno ou até mesmo o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência. Por isso, o ceratocone é maior nos pacientes alérgicos, que sentem muita coceira nos olhos.


Há casos em que esta doença não apresenta grandes sintomas, porém podem variar de acordo com o grau de intensidade. Diante disso, acompanhe abaixo alguns sintomas que podem aparecer:

  • Visão borrada ou distorcida (longe e/ou perto);

  • Sensibilidade à luz;

  • Dificuldades para enxergar à noite;

  • Visão dupla (diplopia);

  • Surgimento ou aumento de miopia e astigmatismo.

O ceratocone não tem cura e seu tratamento depende do estágio em que o paciente se encontra. Quando ainda descoberto na fase inicial, pode ser tratado com óculos. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato e em casos mais graves a intervenção de cirurgias.

Ainda não se conhece nenhum tratamento para prevenção. Apesar disso, é possível controlar a evolução da doença nas pessoas corrigindo o hábito de coçar os olhos, tratando rinite alérgica ou outras alergias que possam causar a coceira.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page