top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Com que idade devo levar meu filho ao oftalmologista?


A chegada de um bebê exige muitos esforços e cuidados dos familiares. É comum que as idas ao pediatra entrem na rotina e que as demais especialidades sejam consultadas somente sob a orientação deste profissional.


Consultar um oftalmologista ainda no primeiro ano de vida pode auxiliar na identificação de doenças mais sérias precocemente, o que aumenta as chances de cura.


Como as crianças desenvolvem a visão até os 7 anos de idade, é recomendado que o primeiro exame oftalmológico completo seja feito entre 2 anos e meio e 3 anos de idade, independentemente de queixas. Neste exame será medido o grau e feito os outros testes que os adultos devem fazer anualmente.


Se tudo estiver certo com este primeiro exame a frequência de consulta pode ser a cada dois anos até que o oftalmologista solicite uma nova frequência. Caso haja alguma alteração, o médico vai orientar o tempo até a próxima consulta, de acordo com os problemas identificados.




Alertas para levar a criança ao oftalmologista


Mesmo que o primeiro exame não apresente nenhuma alteração, existem alguns sinais de alerta para que a volta ao oftalmologista seja adiantada. Se você perceber que seu filho cai demasiadamente ou reclama de dor de cabeça com frequência, é importante verificar.

Além disso, fique atento caso ele relate um incômodo ao tentar enxergar ou force a face para tentar ver melhor e marque uma consulta.


6 visualizações0 comentário
bottom of page