top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Comer bem ajuda a enxergar melhor?



Uma boa alimentação é essencial para que possamos nos manter saudáveis, incluindo também para a saúde de nossos olhos. Diferentes alimentos podem contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce de células, auxiliar na circulação sanguínea e até mesmo prevenir a perda de visão. Conheça alguns desses alimentos e quais os benefícios para a saúde de seus olhos:


Peixes: Ricos em ômega 3, minerais e vitaminas como A, B, D e E, os peixes podem auxiliar na melhora da circulação sanguínea e contribuir na lubrificação dos olhos, mantendo a integridade das células da nossa retina. Podemos destacar o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau como boas alternativas.


Frutas amarelas ou verdes: Auxiliam a prevenir a deterioração da mácula (responsável por enxergarmos as cores) sendo fontes ricas em carotenóides. Algumas opções são as laranjas, limões, tangerinas, abacates, etc.


Frutas vermelhas ou roxas: São ricos em vitamina C, nutrientes responsáveis pela função antioxidante e flavonóide em nossos organismos, prevenindo a perda da visão e degeneração dos tecidos oculares, além de fortalecer nosso sistema imunológico. Frutas como o morango, amoras, cerejas e framboesas são alternativas interessantes. Ovos: Contendo vitaminas, minerais, proteínas e gorduras benéficas à saúde, os ovos auxiliam na prevenção de degeneração macular, protegendo contra a cegueira noturna e os olhos secos.


Alho e cebola: Tendo ação antiviral e antimicrobiana, esses temperos são ricos em vitaminas B, C, cálcio e fósforo e podem diminuir a pressão arterial, auxiliando indiretamente a prevenir o glaucoma e controlar o colesterol.


Azeite de oliva e óleo de linhaça: Ambos os alimentos contêm ômega 3 que ajuda a proteger os olhos. Também contribuem na lubrificação e hidratação dos olhos.


Também existem diversas opções de alimentos como carnes, cereais e verduras que auxiliam na prevenção de doenças e ajudam a manter a saúde de seus olhos. Todos esses fatores aliados a exercícios físicos regulares vão lhe proporcionar uma vida mais equilibrada.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page