top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Conjuntivite: como prevenir?

Atualizado: 30 de ago. de 2022



A conjuntivite é a inflamação da membrana transparente que reveste o olho, a conjuntiva, e que causa coceira, vermelhidão e secreção ocular, podendo durar dias ou até semanas. Existem alguns tipos de conjuntivite, dentre elas:


- Viral: Com fácil transmissão, o vírus pode infectar apenas um olho ou ambos e diminuir a acuidade visual. Devido a inflamação, pode ocorrer a formação de pseudomembrana por dentro da pálpebra que, se não for tratada, pode formar queloides e prolongar o quadro por muito mais tempo. Porém, geralmente a conjuntivite viral dura cerca de sete dias e melhora naturalmente.


- Bacteriana: Tendo menor incidência que a viral, geralmente ocorre em ambos os olhos por menos que três semanas, geralmente não comprometendo a acuidade visual.


- Alérgica: Não sendo transmissível, geralmente é desencadeada pela reação do próprio organismo aos alérgenos como poeira, poluentes ou pólen, podendo durar mais de duas semanas.


Quais cuidados devo tomar para prevenir a conjuntivite?


A higiene é essencial, por isso lave sempre as mãos antes de tocar em seus olhos a fim de precaver a transmissão do vírus e/ou bactérias para a região. Além disso, coçar os olhos pode facilitar o surgimento da conjuntivite e até mesmo aumentar os riscos de deformações da córnea, então evite-o. Por último, não entre em contato com pessoas com suspeita do quadro e não compartilhe objetos de uso pessoal.


56 visualizações0 comentário
bottom of page