top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Cuidado ao coçar os olhos!


De vez em quando, sentimos a necessidade de aliviar a coceira de nossos olhos ao acordar, em contato com poluentes ou até mesmo após o banho. Porém, apesar de parecer inofensivo, coçar os olhos pode ocasionar danos graves às estruturas oculares. Esse hábito pode facilitar a transmissão de vírus e bactérias para a região, além de provocar lesões quando realizado de maneira excessiva. Conheça alguns dos riscos ao coçar demais seus olhos:


Descolamento de retina: Coçar excessivamente os olhos pode deslocar a membrana que reveste a parte interna do olho a longo prazo, comprometendo a qualidade visual do paciente.


Ceratocone: Esfregar os olhos com frequência contribuem para o surgimento dessa enfermidade que afeta a córnea, fragilizando e rompendo as fibras prejudicando a estabilidade da estrutura.


Vírus e bactérias: Diversas doenças podem ser transmitidas através do hábito de coçar os olhos, incluindo as conjuntivites ou até mesmo o coronavírus.


Para evitar coçar os olhos, sugerimos que pisque os olhos com frequência e descanse a vista, principalmente após a utilização de aparelhos eletrônicos por longos períodos. Além disso, manter a higiene é fundamental para evitar possíveis infecções. Caso a coceira persista, entre em contato com seu oftalmologista para identificar as causas.


25 visualizações0 comentário
bottom of page