top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Entenda um poucos mais sobre o terçol



O hordéolo, mais popularmente conhecido como terçol, é uma inflamação que ocorre quando as glândulas Zeiss e Mol, presentes nas pálpebras, são infectadas por bactérias ou entopem, acometendo tanto a região externa da pálpebra quanto na glândula de forma mais interna. Alguns dos sintomas do terçol são: inchaço na pálpebra (podendo conter pus), incômodo local, vermelhidão na região, fotofobia, visão embaçada e constante lacrimejamento.


Mas o que pode ter causado o terçol? A oleosidade em excesso nos olhos pode obstruir as glândulas sebáceas, causando essa inflamação. Além disso, infecções bacterianas e o mau funcionamento das glândulas também são causadoras de terçol. A inflamação na borda das pálpebras causada pela blefarite pode auxiliar no desenvolvimento dessa lesão.


Como posso tratar essa inflamação? O desaparecimento do terçol ocorre de forma natural em até uma semana, não sendo necessário ir ao médico na maioria das vezes. Caso o problema persista, é recomendado entrar em contato com seu oftalmologista.


170 visualizações0 comentário
bottom of page