A cor de nossos olhos é definida pela combinação de cromossomos do pai e da mãe sendo os genes recessivos as cores azuis e verdes, enquanto os de cores escuras são dominantes, sendo a única diferença das cores dos olhos claros e escuros a quantidade de pigmento, a melanina que está presente na íris (parte colorida dos olhos). Dessa forma, a pigmentação não tem relação com a sensibilidade à luz, visto que o recebimento de luz é definido pelas células fotossensíveis presentes na retina, ao fundo de nossos olhos. Ou seja, essa crença popular é um boato.
Sendo assim, os cuidados necessários com os olhos claros são os mesmos para qualquer pessoa, independente da cor dos olhos. O que pode tornar os olhos (de ambas as cores) mais sensíveis é a fotofobia. Esse incômodo provocado pela luz em situações específicas pode estar associado à distrofia dos cones (condição que torna as células ineficientes em captar luminosidade) e também ao mal cuidado com olhos em casos de astigmatismo.
Você anda sentindo os seus olhos sensíveis a diferentes condições de luz? Consulte seu oftalmologista para avaliar o tratamento mais adequado.
Comments