top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Guia Básico para entender a Conjuntivite.



Por ser uma doença que muitos já tiveram contato, a conjuntivite parece ser entendida de maneira total pela população. Porém, algumas dúvidas são comuns na chegada ao consultório. O objetivo deste post é informar sobre a doença para que as dúvidas iniciais sejam respondidas.


Mas lembre-se: sempre consulte seu oftalmologista para problemas nos olhos.


O que é?

A conjuntivite é um processo inflamatório que atinge a conjuntiva, uma membrana do nosso olho. Ela é uma membrana fina e transparente que tem como função revestir a área branca dos nossos olhos, ou seja, a parte interior das pálpebras e a frente do globo ocular.


Quanto tempo dura?

Ela não costuma ultrapassar o tempo de duas semanas e geralmente ataca os dois olhos. Seu tipo mais comum é infeccioso, o que torna normal que a pessoa ao coçar um olho, possa passar para o outro. Para saber mais sobre os tipos de conjuntivite leia este post.


Quais são os principais sintomas?

Vermelhidão, coceira, ardência, olhos inchados e secreção ocular.


Podem acontecer complicações?

São raras e geralmente associadas a fatores específicos. Mas é importante ficar de olho!


Elas podem ocorrer tanto por causa de tratamentos incorretos como por falta de tratamento. Para casos mais severos pode ocorrer úlcera de córnea e a Ceratite.


Como é feito o tratamento?

Depende de cada caso, que sempre deve ser avaliado por um oftalmologista. Mas o tratamento pode ser com colírios, antibióticos e até mesmo antialérgicos.

21 visualizações0 comentário
bottom of page