Buscar
  • Rodrigo Pazetto

Ler com pouca luz, pode afetar a visão?



A crença popular de que ler no escuro pode prejudicar a visão existe desde que a energia elétrica não era tão acessível e permanece até os dias atuais. Mas afinal: ler no escuro realmente pode causar danos à nossa visão?


Para que seja possível a visualização em ambientes com menor iluminação, as pupilas dilatam-se e, consequentemente, será necessário um maior esforço da visão para absorver o máximo de iluminação. Sendo assim, ao finalizar a leitura você poderá sentir cansaço, ressecamento ocular e até mesmo dores de cabeça. Apesar desses efeitos surgirem de maneira mais imediata, ler em lugares mais escuros não afetarão a saúde de seus olhos a longo prazo, descartando a necessidade de uso de óculos ou progressão do grau em decorrência dessa leitura.


Porém, devemos ressaltar que quando o assunto é a leitura utilizando aparelhos com telas como smartphones e tablets, a situação é um pouco diferente. O uso excessivo desses dispositivos pode ocasionar desconforto visual, aumentar dores de cabeça e até mesmo acelerar lesões na retina. Você anda sentindo sua vista cansada ou apresentou algum dos sintomas acima? Não deixe de entrar em contato com seu oftalmologista.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo