top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

O que é fotofobia? Causas, tratamento e prevenção.



Quando as células fotossensíveis presentes na retina não conseguem suportar a quantidade de luz recebida, acabam por desencadear a fotofobia, dificultando a visão e causando desconforto no paciente. Sendo assim, pessoas que contam com sensibilidade ou intolerância à luz podem estar sofrendo dessa condição que pode estar associada a doenças como catarata e glaucoma, por exemplo.


Quais são as principais causas? A fotofobia pode ser causada por fatores genéticos, uso de alguns medicamentos e até mesmo doenças. Dentre as causas mais comuns, temos: doenças oculares (glaucoma, catarata, astigmatismo, etc), enxaqueca, ressaca, encefalite, uso de drogas como cocaína e anfetamina, entre outras.


Qual o tratamento? Por ser causada por diversos fatores, o diagnóstico ocorre por meio dos sintomas relatados e por exames de vista realizados pelo oftalmologista. Sendo assim, o tratamento varia conforme o paciente e a fonte causadora dessa sensibilidade.


Como prevenir? Para reduzir a sensibilidade, utilize óculos escuros quando necessário. Não esqueça de lubrificar bem os olhos e utilize com cuidado aparelhos eletrônicos para evitar o ressecamento.

377 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page