Buscar
  • Rodrigo Pazetto

O que é retina?



Você provavelmente já ouviu falar que alguém teve algum problema de retina. Esta parte do olho é bem conhecida, mas muitas vezes o paciente não entende exatamente sua função e importância.


Posicionada no fundo do globo ocular a retina é uma película bem fina. Sua função é captar os estímulos luminosos que atravessam a córnea e o cristalino e os transmiti-los ao nervo óptico. Depois disso, por meio de impulsos elétricos, as informações são levadas ao cérebro e transformadas nas imagens que vemos. Tudo isto em milésimos de segundo, claro.


Esta membrana nervosa do olho é ligada desde o nervo óptico até a pupila. Ao todo são dez camadas. Entre elas se destacam o epitélio pigmentário, que é a camada externa, e a camada sensorial, composta de fotorreceptores.


Quando seu médico oftalmologista solicitar um exame oftalmoscópio ele vai ver o fundo do olho e aí poderá avaliar a sua retina. Ele enxergará duas estruturas importantes: a papila, que corresponde ao ponto em que o nervo óptico se continua com a retina e a mácula, que representa o ponto mais sensível de toda a retina.


Mais de 120 milhões de fotorreceptores estão presentes na retina. Eles são os cones e bastonetes responsáveis por liberar moléculas neurotransmissoras a uma taxa que é máxima na escuridão e diminui de um modo proporcional com o aumento da intensidade de luz.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo