top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

O sono influencia na saúde ocular?



Uma boa noite de sono pode auxiliar na redução de estresse, melhorar a memória e o humor, ajudar no sistema imune e até mesmo rejuvenescer a pele. Mas quais os malefícios que várias noites mal dormidas podem causar aos nossos olhos?


Andrew Waller, líder de pesquisa realizada pela Mayo Clinic, apontou que a apneia do sono pode estar associada a diversas condições oftalmológicas tais como a síndrome de frouxidão palpebral, glaucoma, papiledema, entre outras. Estas condições são decorrentes da relação do distúrbio no sistema circulatório e vascular. A privação do sono também pode ocasionar alterações vasculares na retina, tendo a possibilidade de comprometer definitivamente a visão. Além disso, esse distúrbio pode contribuir para o desenvolvimento de conjuntivites.


Sendo assim, aconselhamos que sejam adotados hábitos saudáveis como evitar o consumo de álcool antes de deitar, praticar exercícios físicos regularmente, não consumir cafeína à noite e não utilizar aparelhos eletrônicos antes de deitar, a fim de evitar a privação do sono e consequentemente, fornecer um descanso com melhor qualidade.


32 visualizações0 comentário
bottom of page