top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Por que as pessoas usam óculos depois de operar catarata, se é colocada uma lente no olho?!

.

Pergunta que se repete em consultorio. Verdade. Então vamos tentar entender alguns passos:

.

- Catarata nada mais é do que a lente natural do olho com alteração da transparencia. Então, antes de ter catarata, a pessoa usava óculos para correção de algum tipo de grau. Correto? Sim, correto. Ou seja, uma lente funcional dentro do olho não significa não necessitar de ajustes de grau.

.

- Por que se usa óculos?

Óculos são complementos de um sistema de lentes do olho. A precisão do sistema de foco é tão grande, que algo como 1mm de diferença no tamanho do olho pode gerar 3 graus de miopia ou hipermetropia, por exemplo. Então, quando se planeja o implante de uma lente dentro do olho, vai depender do tipo de lente usada para finalizar o trabalho sem nenhum grau residual (para longe ou perto) e, consequentemente, necessidade de um oculos complementar.

.

- Porque algumas pessoas não usam mais óculos após cirurgias de catarata?

.

Por alguns motivos, 2 entre eles:

.


1. Uso de lentes intra-oculares multifocais. Essas lentes fornecem correção para longe, intermediario e perto (no caso das “trifocais” ou de “foco estendido”) ou longe e perto (nas multifocais de primeira geração).

.

2. Técnica de Báscula, Monovisão ou Balanço. Nesses casos, as cirurgias são planejadas com diferença de foco entre os olhos (ou seja, um olho é planejado para longe e outro para perto), dispensando uso continuo de oculos. Eventualmente, e para determinados usos especificos, usa-se óculos para complementar a visao (lendo letras muito pequenas de uma bíblia, fazendo trabalhos minuciosos, costurando, etc ...)

.

Procure conversar com seu médico Oftalmologista antes de decidir o implante de lentes intra-oculares.

137 visualizações0 comentário
bottom of page