Quase todo mundo já teve aquela incômoda sensação de areia nos olhos. Como o próprio termo já diz, é como se tivesse pequenos grãozinhos de areia no interior dos seus olhos, que fazem eles coçar e até mesmo dificultam a visão. Mas afinal, o que pode causar essa sensação quando não é areia de verdade?
É sobre isso que vamos falar hoje. Existem diversos problemas oftalmológicos que podem ter como sintoma a sensação de areia nos olhos. É importante você prestar atenção aos outros sinais que podem indicar de qual deles se trata o seu caso. Veja agora:
Conjuntivite
A bastante conhecida conjuntivite é uma inflamação ocular que acontece por conta de vírus, bactérias ou fungos. Além da sensação de areia nos olhos, ela causa vermelhidão, coceira, inchaço e muco.
Machucados na superfície do olho
Pequenas lesões nos olhos também podem causar a sensação de areia. Normalmente elas são causadas por arranhões acidentais e causam desconforto, dor, dificuldade para manter os olhos abertos e sensibilidade à luz.
Alergias
Alergias são grandes causadoras de coceiras e sensação de areia nos olhos. É comum que elas venham com outros sinais, como espirros, olhos vermelhos e lacrimejando, além de outros sintomas no corpo, como coceiras.
Baixa umidade
Outra vilã para os olhos é a baixa umidade. Além de causar sensação de areia, ela causa vermelhidão e ardor.
Doenças autoimunes
Existem algumas doenças autoimunes que também colaboram para a sensação de areia nos olhos. Os sintomas paralelos neste caso podem ser variados
Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco é comum em locais de baixa umidade. Como o nome diz, os olhos ficam secos, o que leva à sensação de areia, ardência e até mesmo dificuldade para enxergar.
O que fazer quando tiver a sensação de areia nos olhos?
Em primeiro lugar, você deve lavar os olhos com água corrente. Se o problema persistir, for frequente ou for acompanhado de outros sintomas, o ideal é procurar um oftalmologista para entender a causa e receber o melhor tratamento.
Comments