top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Uso colírio para glaucoma, posso operar a catarata?



O glaucoma é uma doença séria que surge por conta do aumento da pressão intraocular. O tratamento consiste no uso de colírios hipotensores. Para pacientes que possuem o problema e precisam operar a catarata a dúvida é se estes colírios podem impedir a cirurgia. Na maior parte dos casos, o uso crônico de colírios hipotensores não acarreta nenhum grande risco adicional ao paciente que operou a catarata, porém, o ideal é seguir a orientação do seu médico.


O comum é continuar o uso dos colírios até o dia da cirurgia e voltar a usar conforme orientação do especialista e avaliação da pressão após a recuperação.


Catarata

A catarata é uma doença caracterizada por tornar opaco o cristalino do olho e comprometer a visão. O cristalino é como uma lente, que tem a função de permitir a visão nítida, o que é impedido em pessoas com catarata.


Quem tem este problema acaba ficando com a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Os sintomas costumam começar em um dos olhos, mas mais tarde aparece no outro e pode até mesmo levar à cegueira.


Felizmente o problema pode ser revertido com uma cirurgia. Esta cirurgia é rápida e simples, realizada com anestesia local. Nela, o oftalmologista substitui o cristalino por uma lente artificial que corrige o problema na visão. O procedimento é feito através da técnica da facoemulsificação, que consiste em triturar e aspirar o cristalino com catarata.

856 visualizações0 comentário
bottom of page