top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Conjuntivite não é tudo igual. Conheça os diferentes tipos da inflamação.



Todos nós já tivemos ou conhecemos alguém que teve conjuntivite. Ela se trata da irritação ou da inflamação da conjuntiva, a parte branda do nosso olho. É extremamente contagiosa e deixa aquele aspecto de vermelhidão nos olhos, que é acompanhado da coceira e dos olhos lacrimejando.


Mas nem todas as conjuntivites são iguais! Conheça abaixo os tipos:


Conjuntivite bacteriana

É o tipo mais comum e geralmente é transmitida pelo toque, quando a pessoa encosta as mãos em uma área contaminada e depois leva elas aos olhos.


As bactérias Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus spp são os agentes mais comuns para o desenvolvimento da infecção, mas não são somente essas que podem gerar conjuntivite.


Este tipo de conjuntivite é aquele que vem acompanhada de uma secreção amarela e volumosa nos olhos.


Conjuntivite viral

Como o nome já diz, são aquelas causadas por vírus e o grupo viral responsável por esse tipo de conjuntivite é o adenovírus, o mesmo agente causador do resfriado, da pneumonia, da sinusite e da bronquite.


Esta conjuntivite é transmitida pelo espirro, pela tosse ou pela própria secreção ocular. Porém, no caso da inflamações virais, essa secreção costuma ser mais fina e esbranquiçada.


Conjuntivite alérgica

Embora seja considerada o tipo mais simples, a conjuntivite alérgica também deve ser tratada com o oftalmologista.


Vários fatores podem desencadear esse tipo de conjuntivite: poeira, pelos de animais, ácaro, pólen, insetos ou até mesmo algum alimento ou medicamento.


Quanto mais tendências alérgicas, mais chance a pessoa pode desenvolver o problema, que pode se manifestar tanto de maneira aguda, como crônica.

454 visualizações0 comentário
bottom of page