top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlexandre Netto

Entenda o que são ceratopróteses e conheça os principais modelos disponíveis

Atualizado: 11 de abr.


Este é um guia simples e direto para pacientes sobre ceratopróteses, incluindo a Ceratoprótese de Boston e outras opções do mercado. 


As ceratopróteses são próteses oculares que substituem a córnea danificada em casos de doenças ou lesões severas, que não respondem aos tratamentos convencionais. Neste artigo, vamos explicar de forma clara e simples o que são ceratopróteses e apresentar os principais modelos disponíveis, incluindo a Ceratoprótese de Boston e outras alternativas.


O que são ceratopróteses?


As ceratopróteses são dispositivos médicos que substituem a córnea danificada por uma prótese artificial, permitindo a entrada de luz no olho e melhorando a visão. Elas são indicadas em casos de doenças ou lesões severas da córnea, que não podem ser tratadas com outras abordagens, como transplante de córnea.


Indicações para o uso de ceratopróteses


As ceratopróteses são geralmente indicadas para pacientes que apresentam:


  • Doenças severas da córnea, como ceratocone avançado e distrofias corneanas

  • Lesões oculares graves, como queimaduras químicas ou térmicas

  • Insucesso em transplantes de córnea prévios

  • Alto risco de rejeição ao transplante de córnea


Principais modelos de ceratopróteses


Existem diferentes modelos de ceratopróteses disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e indicações específicas. Vamos conhecer os principais:


Ceratoprótese de Boston


A Ceratoprótese de Boston é o modelo mais utilizado atualmente. Ela é composta por um núcleo de polimetilmetacrilato (PMMA) e um anel de titânio que é fixado à córnea do paciente. Esta prótese possui um bom índice de sucesso, com resultados satisfatórios na melhoria da visão e na qualidade de vida dos pacientes.


Ceratoprótese de Osteo-Odonto


A Ceratoprótese de Osteo-Odonto é uma opção menos comum, que utiliza tecido ósseo e dentário do próprio paciente para criar uma estrutura que suporte a prótese de córnea. Embora seja um procedimento mais complexo e invasivo, pode ser uma alternativa em casos específicos, como em pacientes com alto risco de rejeição à Ceratoprótese de Boston.


Ceratoprótese de Moscow


A Ceratoprótese de Moscow é uma prótese desenvolvida na Rússia, que utiliza um material chamado fluoroaluminato de cálcio, semelhante ao vidro, como núcleo. Essa ceratoprótese é menos comum do que a de Boston e a Osteo-Odonto, mas pode ser uma opção para casos específicos.

As ceratopróteses são dispositivos médicos importantes para pacientes com doenças severas da córnea ou lesões oculares graves que não podem ser tratadas com transplante de córnea.

A Ceratoprótese de Boston é a opção mais utilizada atualmente, mas outras alternativas, como a Ceratoprótese de Osteo-Odonto e a Ceratoprótese de Moscow, também estão disponíveis.


Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas na córnea e considerando a possibilidade de uma ceratoprótese, é fundamental consultar um oftalmologista especializado em cirurgia de córnea.


Apenas o médico poderá avaliar o caso e indicar a melhor opção terapêutica, considerando as características específicas de cada paciente.

49 visualizações0 comentário
bottom of page