Lentes de Contato Terapeuticas - O que são elas e como elas podem beneficiar seus olhos.

As lentes de contato terapêuticas são usadas para tratar várias condições oculares e melhorar a saúde e o conforto dos olhos.

Diferentemente das lentes de contato corretivas convencionais, que têm como objetivo principal corrigir problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, as lentes de contato terapêuticas têm como foco o tratamento de problemas oculares e a proteção da superfície ocular.

As lentes de contato terapêuticas podem ser usadas para tratar condições como:

Ceratite: inflamação da córnea que pode ser causada por infecções, lesões ou doenças autoimunes.

Úlceras corneanas: lesões na córnea que podem ser causadas por infecções, abrasões ou distúrbios oculares.

Síndrome do olho seco: condição em que os olhos não produzem lágrimas suficientes ou de qualidade adequada para manter os olhos lubrificados e saudáveis.

Erosão corneana recorrente: uma condição na qual a córnea é danificada repetidamente devido à má aderência das células epiteliais.

Pós-cirurgia ocular: as lentes de contato terapêuticas podem ser usadas para proteger a córnea e promover a cicatrização após cirurgias oculares, como cirurgia refrativa ou transplante de córnea.

As lentes de contato terapêuticas funcionam criando uma barreira protetora entre a córnea e o ambiente externo, ajudando a manter a umidade e a estabilidade do filme lacrimal, além de permitir a cicatrização do tecido corneano danificado.

Além disso, algumas lentes de contato terapêuticas podem ser usadas para administrar medicamentos diretamente à superfície ocular, melhorando a eficácia do tratamento em alguns casos.

O uso de lentes de contato terapêuticas deve ser sempre orientado por um oftalmologista, que determinará a melhor abordagem de tratamento com base na condição ocular específica e nas necessidades individuais do paciente.