top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Por que precisa dilatar a pupila?


Quando vamos ao oftalmologista é normal entrarmos numa sala mais escura antes da consulta para que a nossa pupila seja dilatada. O momento é um pouco incômodo, mas é importante para algumas avaliações oftalmológicas. Entenda abaixo:


Avaliação do Grau

Os olhos tem uma espécie de "motor de foco" que é conduzido por uma musculatura. Nos casos onde indicamos dilatação obtemos uma paralisia temporária — chamada plegia — desse músculo. Isto ajuda em um resultado mais preciso na determinação do grau.


Avaliação da Lente Intraocular

Quando analisamos os olhos com queixa de redução da visão por catarata ou altos graus e queremos avaliar a possibilidade de atuar cirurgicamente sobre a lente natural dos olhos, a dilatação também é uma ferramenta muito útil para avaliação e planejamento desses tratamentos.


Avaliação da Retina

A retina é a camada sensorial que "forra" o fundo de olho. Existem possíveis lesões que a retina pode ter em sua área periférica, sendo melhor localizadas quando se faz dilatação da pupila.





Não precisa ter medo da dilatação de pupila! O efeito passa em algumas horas e a vida volta ao normal.


Existem casos, inclusive, onde uma avaliação completa pode ser feita sem dilatação. O seu médico definirá a melhor maneira de conduzir o exame para o seu caso específico.


65 visualizações0 comentário
bottom of page