top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Pazetto

Tenho diabetes, posso operar a catarata?


Se sua dúvida até hoje era se pessoas com diabetes podem operar a diabetes, a resposta é sim. Inclusive, a diabetes é um fator de risco para desenvolver a doença.


Porém, o paciente precisa ter alguns cuidados antes da operação. Entre eles estão a avaliação da presença de retinopatia diabética, o controle da glicemia e um possível tratamento da retinopatia.


Catarata

A catarata é uma doença caracterizada por tornar opaco o cristalino do olho e comprometer a visão. O cristalino é como uma lente, que tem a função de permitir a visão nítida, o que é impedido em pessoas com catarata.


Quem tem este problema acaba ficando com a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Os sintomas costumam começar em um dos olhos, mas mais tarde aparece no outro e pode até mesmo levar à cegueira.


Felizmente o problema pode ser revertido com uma cirurgia. Esta cirurgia é rápida e simples, realizada com anestesia local. Nela, o oftalmologista substitui o cristalino por uma lente artificial que corrige o problema na visão. O procedimento é feito através da técnica da facoemulsificação, que consiste em triturar e aspirar o cristalino com catarata.


3 visualizações0 comentário
bottom of page